Balanceamento é equilibrar o conjunto roda/pneu/valvula com contrapesos de chumbo. Sua função é melhorar a estabilidade do veículo e consequentemente sua dirigibilidade.
É preciso fazer o balanceamento para que o carro fique equilibrado, sem trepidações no volante.
– Vibrações no volante do veículo;
– Desconforto para o motorista devido às trepidações;
– Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;
– Dificuldade em manter o veículo na trajetória;
– Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;
– Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular;
– Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro.
– Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados;
– Quando forem trocados por novos;
– Quando for feito rodízio de pneus;
– Quando o motorista sentir qualquer vibração estranha no volante;
– Quando efetuar reparo nos pneus.
Alinhamento/Geometria, é o processo pelo qual se regula os angulos e suspenção do veículo. Esses três tipos de desalinhamento são definidos como:
– Divergência ou convergência: inclinação positiva o negativa dos pneus no eixo horizontal;
– Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical
– Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.
O alinhamento/geometria é necessario para evitar, volante torto, carro puxando para o lado, desgaste irregular dos pneus, dentre outros.
– Permite maior economia, pois evita a troca constante dos pneus;
– Previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo, o que contribui para a economia de combustível;
– Previne o deslocamento exagerado do veículo, o que pode prejudicar a segurança do automóvel;
– Dá mais leveza à direção do carro, devido à menor resistência dos rolamentos.
– Em toda revisão feita indicada pelo fabricante ou, pelo menos, a cada 7 mil quilômetros rodados;
– Caso você perceba algo errado após fortes impactos contra pedras, guias ou buracos;
– Sempre que perceber algum comportamento estranho na direção, por exemplo, quando o volante tende a ir para um lado;
– Sempre que um elemento na suspensão ou direção for substituído;
– Quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados;
– Sempre que os pneus forem substituídos.