Balanceamento

 

Balanceamento é equilibrar o conjunto roda/pneu/valvula com contrapesos de chumbo. Sua função é melhorar a estabilidade do veículo e consequentemente sua dirigibilidade.

 

Porque devo fazer Balanceamento?

 

É preciso fazer o balanceamento para que o carro fique equilibrado, sem trepidações no volante.

 

Não fazer balanceamento periodicamente causa:

 

 – Vibrações no volante do veículo;

 – Desconforto para o motorista devido às trepidações;

 – Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade;

 – Dificuldade em manter o veículo na trajetória;

 – Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção;

 – Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular;

 – Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro.

 

Quando eu preciso fazer balanceamento?

 

 – Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados;

 – Quando forem trocados por novos;

 – Quando for feito rodízio de pneus;

 – Quando o motorista sentir qualquer vibração estranha no volante;

 – Quando efetuar reparo nos pneus.

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Alinhamento/Geometria

 

Alinhamento/Geometria, é o processo pelo qual se regula os angulos e suspenção do veículo. Esses três tipos de desalinhamento são definidos como:

– Divergência ou convergência: inclinação positiva o negativa dos pneus no eixo horizontal;
– Câmber: inclinação positiva ou negativa dos pneus no eixo vertical
– Cáster: inclinação do pino mestre em relação à suspensão.

 

Porque devo fazer alinhamento/geometria?

 

O alinhamento/geometria é necessario para evitar, volante torto, carro puxando para o lado, desgaste irregular dos pneus, dentre outros.

 

Fazer alinhamento periodicamente é necessário porque:

 

– Permite maior economia, pois evita a troca constante dos pneus;

– Previne o aumento do atrito entre o pneu e o solo, o que contribui para a economia de combustível;

– Previne o deslocamento exagerado do veículo, o que pode prejudicar a segurança do automóvel;

– Dá mais leveza à direção do carro, devido à menor resistência dos rolamentos.

 

Quando eu preciso fazer alinhamento?

 

– Em toda revisão feita indicada pelo fabricante ou, pelo menos, a cada 7 mil quilômetros rodados;

– Caso você perceba algo errado após fortes impactos contra pedras, guias ou buracos;

– Sempre que perceber algum comportamento estranho na direção, por exemplo, quando o volante tende a ir para um lado;

– Sempre que um elemento na suspensão ou direção for substituído;

– Quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados;

– Sempre que os pneus forem substituídos.

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